segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MECO > ACIDENTE > PRAXE ?!

Boa tarde, 

Bem como é de calcular tenho redes sociais e confesso que cada dia que passa tenho menos vontade de abrir o Facebook, pois nessas últimas semanas passou a ser anti-praxebook.com, devido ao acidente (ou não) da praia do Meco!

Eu tenho formação académica, e como tal, passei pela praxe (por minha própria vontade) e não tenho um dedo a apontar sobre isso, fui muito feliz e acima de tudo a praxe foi um momento (se não o único) divertido de toda a minha estadia na licenciatura. Como é óbvio passei pelos degraus da hierarquia de praxe... Fui besta, fui caloiro, fui mancebo, fui pastrano, fui doutor e fui veterano! Na minha instituição só era praxado quem queria (quem não queria era respeitado na mesma e não deixava de ser bem recebido pelos colegas) e não existia margem para erros de poder (caso existisse abuso por parte de qualquer superior hierárquico o próprio era castigado em tribunal). 

Se o que aconteceu naquela noite fatídica de Dezembro no MECO foi praxe, então a culpa é dos sete jovens... Tenho pena dos jovens que morreram, das famílias que cá ficaram sem os mais querido, tenho confesso que tenho. Percebo que queira arranjar um culpado, percebo talvez alivie a dor! Mas sinceramente eles era todos maiores de idade e tinham perfeita noção do que estavam a fazer! Porque raio, o infeliz que sobreviveu é o culpado?! Por ser Dux?! Por  ter dito a sorte de sobreviver?! Bem duvido muito que o jovem tenha força suficiente para atirar 6 pessoas para o mar ou dúvidas tenho que jovens formados não pensem pela própria cabeça e não saibam dizer NÃO! 
Neste momento tenho pena do que sobreviveu, confesso! Viu os amigos pela última vez, viu os amigos a serem arrastados pela onda e não conseguiu fazer nada para impedir, e ainda tem que lidar com a raiva ou tristeza ou ambas dos familiares (que considero compreensível) e de pessoas que estupidamente não conhecem os factos e fazem-no só porque sim! 

A praxe não faz mal nem tem que ser vista como aberração ou como um regime ditatorial com uma policia secreta disposta a torturar os mais inofensivos! Ela quando praticada correctamente ensina vários valores e acima de tudo promove o bem-estar e a socialização!

Penso que o senhor ministro (agora muito preocupado com a praxe) devia reunir com os professores que estão a ser avaliados ou despedidos... com as escolas e universidades que estão na bancarrota... com assuntos mais sérios que a praxe !

Apenas isso!

1 comentário: